segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resumo: Capítulo Três do Manual do Conforto Térmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CONFORTO AMBIENTAL I
RESUMO CAPÍTULO TRÊS
Aluna: Júlia Borges Prestrelo
Professora: Denise Vaz

Resumo

Devido a diversos fatores como a inclinação do eixo terrestre, à sua forma, aos distintos movimentos que sofre, os diversos relevos, à distribuição de continentes e oceanos, a incidência de radiação, etc., a Terra é submetida a distintos tipos de clima e diversas fases de tempo.
Conhecer estes intempéries é importante para adequar a arquitetura para que aqueles espaços gerem condições de conforto para o homem. Isso significa que é papel da arquitetura amenizar climas quentes ou frios; ou construir um espaço capaz de imitar o conforto do ambiente externo (bem ventilado e bem iluminado, por exemplo), evitando situações de desconforto.
O estudo do clima de determinada região a qual será construída aquela arquitetura deve partir de perspectivas de oscilações diárias e anuais de ventilação, umidade, radiação, nebulosidade, grau pluviométrico e predominância de estação. Resumidamente, o espaço a vir a ser construído, deverá ser projetado a dar conforto em qualquer situação climática, idealmente.

Um comentário: